Aspectos com o Ascendente
A lista completa!
Os aspectos com o ascendente são os mais visíveis na expressão da personalidade. Em apertado resumo, sabemos que o ascendente é o desenho da maneira como nos manifestamos para o mundo externo e também é a forma como percebemos esse mundo.
A linha do ascendente (o horizonte leste no momento do nascimento) marca o começo da primeira casa astrológica do mapa. A casa 1 fofoca bastante sobre o corpo físico e sobre todos os inícios que resolvemos enfrentar pela vida.
Se no seu mapa (ou no mapa que você estiver analisando) tiver algum planeta fazendo aspecto com o ascendente, não despreze de jeito nenhum!
Sem dúvida é um aspecto que a pessoa sente numa intensidade muito viva no dia a dia. Então, é importante saber integrá-lo no contexto do mapa, pois é uma valiosa ferramenta para ser usada pelo nativo que deseja o sucesso em seus projetos pessoais.
Importante!
Para cada aspecto, module e individualize a interpretação considerando pelo menos a dignidade planetária e a orbe com cada planeta.
O regente do ascendente tem um lugar de honra no mapa - dê a devida importância que ele merece na sua leitura!
Quanto ao signo ascendente, enxergue como um grande portal de entrada para a vida. Isso ajuda muito na compreensão do mapa como um todo.
Vamos, então, estudar cada um dos aspectos com o ascendente.
Aspectos com o Ascendente
CONJUNÇÃO
Já sabemos que os aspectos com o ascendente são muito marcantes. Porém, dentre todos os tipos de aspectos, a conjunção certamente é a mais visível. Isso porque o planeta está logo no início da casa 1 e, portanto, na sua região mais forte da principal casa angular.
As conjunções com o ascendente no mapa astral indicam uma forte fusão entre a energia do planeta em união e a maneira como o nativo se apresenta ao mundo, moldando sua personalidade, comportamento e a primeira impressão que causa.
É um aspecto que reforça ou desafia a imagem pessoal, dependendo da natureza do planeta em conjunção e do seu estado cósmico.
Na análise, é importante considerar a casa que o planeta em conjunção rege, pois lá está a área da vida onde a energia da conjunção se manifestará com mais força.
SÊXTIL
Todo sêxtil ao ascendente revela uma ferramenta muito prática e fluída para a vida em si e para os projetos que o nativo resolve começar.
Um sêxtil com o ascendente no mapa astral mostra uma relação harmoniosa e de oportunidade entre a energia do planeta e a forma como o nativo se apresenta ao mundo. Esse aspecto oferece oportunidades para o crescimento pessoal e para melhorar a maneira como a pessoa é percebida pelos outros.
Porém, embora o aspecto em si seja harmonioso, o estado cósmico do planeta pode representar grande desafio, no caso de estar debilitado ou retrógrado.
QUADRATURA
A quadratura com o ascendente no mapa astral ressalta uma tensão na construção da imagem pessoal, possivelmente gerando conflitos que afetam a maneira como o nativo é percebido pelos outros.
É um aspecto que coloca em xeque as expectativas das pessoas ao redor, ou mesmo com as necessidades internas do próprio nativo em seus projetos pessoais. Isso pode levar a uma sensação de bloqueio na expressão de sua verdadeira identidade ou à dificuldade em equilibrar suas qualidades com as demandas do mundo exterior.
Apesar das dificuldades, esse aspecto também oferece a oportunidade de crescimento e autodescoberta, à medida que o nativo trabalha para superar as tensões.
TRÍGONO
Um trígono com o ascendente traduz um contato fácil entre a simbologia do planeta envolvido e a personalidade do nativo. Em tese, o trígono com o ascendente oferece uma confiança natural e uma facilidade na conexão com os outros.
O nativo tende a demonstrar as características do planeta em trígono de forma bastante aparente. Se isso é positivo ou negativo, depende do estado cósmico do planeta e, claro, do nível de consciência do nativo.
Na análise desse aspecto, observe também as casas que o planeta rege, pois elas indicam as áreas da vida onde se encontra suporte e oportunidades para crescimento pessoal e desenvolvimento social.
OPOSIÇÃO
A oposição com o Ascendente no mapa astral aponta para um desafio que pressiona ou provoca a expressão pessoal do nativo.
Naturalmente, o planeta em oposição está bem perto do descendente (início da casa 7). Por esse motivo, esse desafio muitas vezes é projetado em outras pessoas, representando conflitos nos mais diversos tipos de parceria.
Até que desenvolva a consciência do problema, o nativo acaba atraindo pessoas ou circunstâncias que o forçam a reavaliar sua identidade, comportamento ou perspectiva de vida.
Para facilitar a sua análise de mapa astral, clique no botão abaixo consulte a lista completa de aspectos planetários.
Com amor, com Deus,
Astróloga do Jardim



